sábado, 27 de agosto de 2011

Quante vale Jesus?

Você já parou para pensar em quanto Jesus vale para você? Qual a importância que Ele tem em sua vida? O quão fundamental é para você relacionar-se com Ele? Se nos atentarmos para dois textos bíblicos que se encontram no Evangelho segundo Marcos (Mc. 10: 17-31; Mc. 14: 3-9), vemos duas histórias de pessoas que tiveram um encontro com Jesus, mas reagiram de forma diferente uma da outra. Elas se posicionaram de maneira oposta uma da outra.
A primeira delas diz respeito a um jovem rico que ao encontrar com Jesus o indaga quanto ao que deveria ser feito para que pudesse herdar a vida eterna, e o mestre então o responde com uma citação dos mandamentos. O jovem por sua vez afirma ser cumpridor destes desde sua adolescência. Diante disso, o Senhor percebeu qual a real necessidade daquele rapaz: este cumpria a lei de Deus, mas não tinha um relacionamento sincero com Ele, não entendia o valor que Jesus deveria representar na vida de um cristão.
Na segunda história vemos uma postura completamente oposta da personagem que se encontra com Jesus em relação á anterior. Desta vez a história termina com uma mulher quebrando um vaso de alabastro contendo um perfume muito caro sobre a cabeça de Jesus. Esse relato nos mostra o quão Jesus era importante para a vida dessa adoradora. Ela realmente compreendia quem era aquele a quem ela estava ungindo. O valor daquele bálsamo era irrelevante para ela, o que realmente significava era quem Jesus representava para tal.
Ao analisarmos ambos os textos, podemos refletir a respeito da importância que damos ao nosso relacionamento com o mestre. O primeiro personagem certamente não havia entendido qual a essência do evangelho e o que realmente tem valor em servir a Cristo. O cumprimento da lei não é o principal, mas por quem fazemos isso é o que realmente vale. A mulher, por sua vez, nos transmite um ensinamento essencial: ela amava ao Senhor intensamente ao ponto de transformar isso em um ato de bravura e ousadia. Não levando em conta a indignação que poderia sofrer da parte das pessoas que estavam presentes no momento.
Que possamos tomar como exemplo essa mulher e abrirmos mão do nosso apego pelas coisas e pessoas, demonstrando assim que o Senhor representa para nós o preço da nossa própria vida. Que não nos importemos com nossa reputação nem com a nossa ostentação pessoal. Que sejamos capazes se preciso for de renunciar o nosso status e bem estar por Ele, e digamos: “Senhor, Tu és o meu bem mais precioso. Não há outro em minha vida além de Ti!”
Rafael Lira
CTMDT 2011.