quarta-feira, 17 de março de 2010

O centro do coração de Deus! O centro da Vontade de Deus! (Parte 1)

"NÃO ajuntem RIQUEZAS aqui na TERRA, onde as traças e a ferrugem DESTROEM, e onde os LADRÕES arrombam e ROUBAM.Pelo contrário,AJUNTEM RIQUEZAS no CÉU,onde as traças e a ferrugem NÃO PODEM destruí-las,e os LADRÕES NÃO podem arrombar e ROUBÁ-LAS.Pois onde estiverem as suas riquezas,aí estará o CORAÇÃO DE VOCÊS" (MT.6:19-21)(NTLH)
"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Almeida RCF)

Olá caro amigo e leitor, você já parou pra refletir sobre qual tem sido o centro do seu coração?Em que ou em quem seu coração tem se centralizado?E você alguma vez já perguntou pra Deus sobre qual é o centro coração Dele?Sobre o que está no centro do coração Dele quando Ele olha pra humanidade e a contempla com a sua Onipresença?Quando utilizo essa expressão "centro do coração de Deus" quero dizer que no "coração" de Deus existe um desejo central para cada ser humano individualmente e como humanidade (totalidade:raça humana).Para mim Ele tem um desejo central como indivíduo pessoal e único,não existe outro Rafael Lira com a mesmo identidade que a minha e nem com os mesmos projetos que os de Deus pra mim,e Ele quer e fará com que eu entenda qual é o projeto principal pra minha vida.Mas depende de mim discernir e concordar ou discordar desse projeto,embora em sua Soberania Ele faz o projeto se concretizar caso queira.Afinal todo arquiteto tem autonomia sobre o projeto que faz,ele decidi se quer ou não mudar esse ou aquele projeto.Assim é o Arquiteto do Universo,Ele tem autonomia para mudar cada peca,cada cor,cada indivíduo arquitetado por Ele.Então precisamos entender qual o desejo central do coração de Deus pra nossa vida individual,assim como para a humanidade como um todo.Muitos já disseram que o coração de Deus pulsa por missões,e de fato creio nisso.Mas acabamos rotulando certas frases e as utilizamos como jargões tirando a essência,muitas vezes, do verdadeiro sentido daquela frase.Não buscamos entender a profundidade do que o autor quis dizer ao pronunciá-la. O que muitos não conseguem compreender é o que realmente significa missões. Ouvi certa vez uma frase de um autor desconhecido que diz: "Missões se faz com os joelhos dos que oram, com as mãos de quem contribui e com os pés dos que vão!". Acredito ser um conceito bem interessante sobre missões.

*Mas será mesmo que o desejo central do coração de Deus é missões?Vejamos:

-Em MT. 6: 33 (ARCF) vemos Jesus orientando o povo: "mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."

-Em MT. 28: 18-20(ARCF) mais uma vez Jesus se pronuncia, embora agora diretamente aos onze discípulos que andavam com ele: "... É-me dado TODO o PODER no céu e na terra. Portanto IDE, fazei DISCÍPULOS de todas as nações, BATIZANDO-OS em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu ESTOU CONVOSCO todos os dias, até a CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS. Amém"

-Em sua primeira epístola destinada a Timóteo, no capítulo 2 verso4 Paulo diz: “Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.” Essa certeza não fluía de Paulo, mas era uma certeza que vinha do coração de Deus para o coração e a mente dele.

-Em Lucas 19: 10 vemos Jesus mais uma vez declarando: “Porque o Filho do Homem veio salvar e buscar o que se havia perdido.” E também em Mateus 9: 13 ele declara: “Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Por último em João 12: 47 ele declara: “E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.”

Acredito que só pelos versículos que lemos já fica claro o entendimento de que o centro do ministério de Jesus aqui na Terra foi fazer missões. E como sabemos que Ele é um com o Pai (João 1:1), esse também é o centro do coração do Pai. Afinal Deus é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo e os atributos de um são atributos de todos. Conclui-se que a centralidade do caráter e do desejo de Deus é missões. Fazer missões de uma maneira mais objetiva e não menos profunda não quer dizer nada mais do que viver e praticar o AMOR. O amor que Jesus demonstrou ao lavar os pés de seus discípulos (Jo 13); o amor que Deus demonstrou ao mundo ao amá-lo de tal maneira que deu o seu único Filho para que morresse e ressuscitasse a fim de que todo aquele que Nele crê receba a vida eterna (Jo 3: 16); o amor que o Espírito Santo nos revela ao exercer o papel de Consolador (Jo 14:15-17); o amor que faz a Trindade desejar com que todos sejam salvos (1 Tm 2:4) e se alegrar quando um pecador se arrepende (Lc. 15:7);o amor que faz com que o Senhor nos ordene a cuidar dos órfãos e das viúvas(Tg. 1:27).

Busque em Deus o que Ele tem pra compartilhar com você a respeito do centro do coração Dele pra sua vida, Ele tem projetos pra você mesmo antes de você existir, Ele já tinha escrito todos os seus dias ainda quando nenhum deles existia (Salmo 139). Entenda de Deus o que Ele quer pra sua vida e de que maneira você pode contribuir para que a vontade Dele se cumpra em nossa sociedade. Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça!Que a sua prioridade seja acima de tudo conhecer a Deus e fazê-lo conhecido!

*Continuamos no próximo estudo falando sobre o centro da vontade de Deus, quero compartilhar com vocês um pouco do testemunho da minha vida e o que Deus tem feito dela nesses últimos dias. Vocês estão livres para comentar e discordar ou não da minha opinião, estou aberto a aprender com cada um. Shalom!

Grato,
Rafael Lira
Missionário da JOCUM a serviço do reino...

Devocional por John Piper

Como Experimentamos o Amor de Deus no Coração?
por John Piper


Experimentar o amor de Deus, e não apenas pensar sobre este amor, é algo que devemos desejar com todo o coração. É uma experiência de grande alegria porque nela provamos a própria realidade de Deus e de seu amor. É o fundamento de profunda e maravilhosa segurança — a segurança de que nossa esperança “não confunde” (Rm 5.5). Esta segurança nos ajuda a nos gloriarmos “na esperança da glória de Deus” (Rm 5.2); e nos conduz através das intensas provas de nossa fé.
Esta experiência do amor de Deus é a mesma para todos os crentes? Não. Se todos os crentes tivessem a mesma experiência do amor de Deus, Paulo não teria orado em favor dos crentes de Éfeso: “A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Ef 3.18,19). Ele pediu isto porque alguns (ou todos!) eram deficientes em sua experiência do amor de Deus, em Cristo. E podemos supor que não somos todos deficientes na mesma medida em que o eram os crentes de Éfeso.
Como podemos alcançar a plenitude da experiência do amor de Deus, derramado em nosso coração pelo Espírito Santo? Uma das chaves para isso é compreendermos que esta experiência não é semelhante à hipnose, ao choque elétrico, às alucinações induzidas por drogas ou uma boa medida de calafrios. Pelo contrário, tal experiência é mediada pelo conhecimento. Não é o mesmo que conhecimento, mas vem por meio deste. Expressando-o de outra maneira, esta experiência do amor de Deus é obra do Espírito Santo dando-nos gozo indizível em resposta às percepções da mente a respeito da manifestação desse amor na pessoa de Jesus Cristo. Deste modo, Cristo recebe a glória pelo gozo que desfrutamos. É um gozo naquilo que vemos nEle.
Onde você pode ver isto nas Escrituras? Considere 1 Pedro 1.8: “A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória”. Aqui temos uma experiência de grande e indescritível gozo — um gozo além de quaisquer palavras. Não se fundamenta em uma visão física de Cristo. Está fundamentada em crer em Cristo. Ele é o foco e o conteúdo da mente neste gozo indescritível.

De fato, 1 Pedro 1.6 afirma que o gozo, em si mesmo, está “na” verdade que Pedro está declarando sobre a pessoa de Cristo — “Nisso exultais”. Ao que se refere o termo “isso”? À verdade de que:

1) em sua grande misericórdia, Deus “nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (v. 3);

2) obteremos “uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível” (v. 4); e

3) somos “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (v. 5). Em tudo isso, exultamos “com alegria indizível e cheia de glória” (v. 8).

Sabemos algumas verdades. E nos regozijamos nisso! A experiência de uma alegria indizível é uma experiência mediada. Ela vem por intermédio do conhecimento de Cristo e de sua obra. Tal experiência possui um conteúdo.
Considere também Gálatas 3.5: “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” Sabemos, com base em Romanos 5.5, que a experiência do amor de Deus acontece por meio do “Espírito Santo, que nos foi outorgado”. Mas Gálatas 3.5 nos diz que a concessão do Espírito tem conteúdo. Ela se realiza por meio da “pregação da fé”. Há duas coisas: a pregação e a fé. Existe a pregação da verdade a respeito de Cristo e a fé nessa verdade. É desta maneira que o Espírito é concedido. Ele vem por meio de conhecer e crer. A obra dEle é uma obra mediada. Tem conteúdo mental. Acautele-se de buscar o Espírito com esvaziamento de sua mente.

De modo semelhante, Romanos 15.13 afirma que o Deus da esperança nos enche com alegria e paz, “no crer”. E o crer tem conteúdo. O amor de Deus é experimentado em conhecermos e crermos em Cristo, porque Romanos 8.39 diz que o amor de Deus “está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Nada poderá “separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Portanto, faça quatro coisas: olhe, ore, renuncie e desfrute.

1. Olhe para Jesus. Considere a Jesus Cristo. Medite na glória e na obra dEle, não de modo casual, e sim intencional. Pense sobre as promessas que Ele fez e assegurou por meio de sua morte e ressurreição.

2. Ore para que Deus abra seus olhos, a fim de contemplarem as maravilhas do amor dEle nestas coisas.

3. Renuncie todas as atitudes e comportamentos que contradizem esta demonstração do amor de Cristo por você.

4. Desfrute a experiência do amor de Deus derramado em seu coração, pelo Espírito Santo.

O TEMPO DE DEUS...

Olá meus amigos,não sei quantos de vocês já leram meu primeiro texto. Nesse quero só compartilhar com vocês a letra dessa canção que tem ministrado muito ao meu coração nessa semana, é da cantora Rose Nascimento:

"Quando ouvi a tua voz, tocou meu coração,
Uma emoção tão forte que eu nunca senti...
O anseio de minh'alma, ensinou-me a superar,
E me mostrou várias razões pra que eu pudesse esperar...

O tempo de Deus na minha vida,
O tempo de Deus pros meus sentimentos,
O tempo de Deus para o milagre,
O tempo de Deus vai se cumprir...
O tempo de Deus pras minhas promessas,
O tempo de Deus pra minha cura,
O tempo de Deus pra me exaltar,
O tempo de Deus... posso esperar...

Quando ouvi a tua voz, tocou meu coração,
Uma emoção tão forte que eu nunca senti...
O anseio de minh'alma, ensinou-me a superar,
E me mostrou várias razões pra que eu pudesse esperar..."

Eu gostaria mesmo que essa letra ministrasse em seu coração e profetizo que Deus fará isso em sua vida!
Eu tenho vivido o tempo de Deus na minha vida,e sei que tem sido e continuará sendo o melhor tempo da minha vida.O tempo de Deus não é como o nosso,o nosso é variável,o de Deus é eterno.Deus não age no tempo humano,ele age no tempo da eternidade,da infinitude,Ele faz seu próprio tempo!

Viva o tempo de Deus,é chegado o tempo de Deus nas nossas vidas e na nossa geração!

"O CORAÇÃO DO SÁBIO DISCERNIRÁ O TEMPO E O MODO."(Ec.8:5)