domingo, 15 de julho de 2012

Judas ou Pedro, quem é você?



Temos aqui dois exemplos de homens que foram chamados por Jesus para caminharem ao lado do Mestre. Pedro, homem impetuoso, de gênio forte e explosivo. E Judas, o Iscariotes, que era o encarregado da bolsa do dinheiro (tesoureiro) dos apóstolos (Jo 12: 6) e a furtava. Ambos andaram com o Messias e presenciaram seus feitos e ensinamentos. Porém tiveram finais diferentes. Os dois em um determinado momento de sua vida traíram a Jesus. Porém seguiram por caminhos diferentes. Um foi pelo caminho do arrependimento (Lc. 22: 62), já o outro sentiu apenas um remorso e teve um trágico fim (Mt. 27: 3-5).
O que esses dois exemplos tem a ver com a nossa vida? Somos chamados para sermos testemunhas de Cristo, discípulos de Jesus, e como tal temos a missão de nos tornarmos como Ele. O discípulo verdadeiro gera frutos, e estes são de arrependimento (“Deem fruto que mostre o arrependimento!” Mt.3:8). Esse tal fruto nada mais é do que atitudes que condizem com alguém que segue a Cristo. Judas era alguém que andava com Jesus, porém não em Jesus. Ele estava com o Mestre, mas sem se permitir ser transformado e ensinado pelo mesmo.
Pedro, no início de sua caminhada com Cristo, era o discípulo que provavelmente dava mais “dor de cabeça” em Jesus. Porém, ele tinha um coração ensinável e se deixou ser tratado pelo Messias. A tal ponto do próprio Jesus incumbi-lo de apascentar as ovelhas (pastorear). Esse discípulo foi um exemplo de alguém que conheceu a Jesus profundamente, a tal ponto de ter sua vida transformada por Ele. Judas Iscariotes foi um discípulo que, assim como Pedro, andou com Jesus, porém não se rendeu ao agir do Mestre. Ele nunca se entregou a Cristo. Mas entregou o Cristo.
Quem anda com Jesus apenas como espectador não verá resultado algum em sua vida, mas quem anda em Jesus, como participante de seus milagres e ensinamentos, sofrerá uma transformação radical. Passando de um homem de pouca fé (Mt.14: 31) para alguém cheio de autoridade e unção(At.5:15). A nossa vida e atitudes precisam mudar a partir do momento que conhecemos verdadeiramente a Cristo. A conversão é real quando há transformação. Não é um título que determina quem somos. Mas, sim, nossa real identidade. Judas tinha o título de discípulo, porém nunca o foi. Não adianta carregar um nome se sua vida não fizer valer o mesmo. Nossas atitudes mostram se verdadeiramente somos cristãos. Aqueles que andam com Jesus refletem o caráter Dele. Cristo em nós!