quinta-feira, 18 de outubro de 2012


O TEMPO

O tempo... Ah... O tempo
Não o vemos, mas sabemos que ele existe.
Não o tocamos, mas percebemos que é concreto e real.
Nossa vida é pautada nele
Contamos os anos, os meses, os dias, os minutos, os segundos...
Somos, muitas vezes, por ele limitados e impedidos.

O tempo... Ah... O tempo
Nele nascemos, crescemos, vivemos
Nele comemos, bebemos, dormimos
Nele amamos, odiamos, casamos
Nele adoecemos, envelhecemos... Morremos.

O tempo... Ah... O tempo
Tão invisível, porém tão poderoso.
Tão passageiro, mas tão marcante.
Jamais cessa, sempre presente e precioso.

O tempo... Ah... O tempo
Será que alguém pode o resistir?
Alguém o controla, ou o limita?

O tempo... Ah... O tempo
Só Deus o pode dominar.

O tempo... Ah... Tu és o Senhor do tempo.


(Poema criado para a matéria de Arte e cultura )
Rafael Lira.


Ele se importa comigo, eu me importo com o outro

Vivemos num período onde o que tem imperado é o individualismo e a busca pelo prazer pessoal. O discurso é sempre em primeira pessoa: a minha felicidade, os meus problemas, os meus direitos. Raramente se vê alguém defendendo ou sequer falando do coletivo, do comunitário e do bem comum. Essa mentalidade egoísta tem adentrado até mesmo ás igrejas. As pessoas têm frequentado os cultos á procura de algo que possa completá-las individualmente.
Pouco importa se o problema do outro é maior que o nosso, se a dificuldade que ele tem enfrentado é grande demais para ser vencida sozinho. Se não nos diz respeito, simplesmente viramos as costas. Esquecemos-nos que certo dia um Homem se identificou conosco, levando sobre si todas as nossas dores. Ele não fez isso por obrigação, nem desencargo de consciência, apenas fez. Por amor, por compaixão, bondade e caridade. Sem pedir nada em troca Ele se doou para carregar nosso pesado fardo de culpa e pecado.
Quantas vezes somos impelidos a orar por alguém, ou a visitar uma pessoa que a muito tempo não vemos e que está enfrentando uma situação embaraçosa? Preferimos ficar limitados ao nosso mundo egocêntrico. Temos a tendência de sempre apresentarmos diante de Deus as nossas petições, e insistimos tanto nelas a fim de obtermos rapidamente as respostas de que tanto “necessitamos”. Afinal de contas, precisamos viver a vida em abundância que a Bíblia nos garante. Porém, não nos atentamos no fato de que essa vida deve ser vivida em prol do outro.
Novamente gostaria de me reportar a Jesus, esse Homem que tanto nos ensina com a sua forma de viver. Em todo tempo sua vida emanava serviço e altruísmo. Nunca houve em toda terra alguém que, como Ele, se doasse tanto pelo outro. Percebemos nitidamente isso no desenvolvimento de seu ministério. Diariamente Jesus expressava amor para com as pessoas a sua volta, não apenas aos discípulos, mas a multidão que o acompanhava. Seu coração era cheio de compaixão, literalmente sentindo a dor daquele que recorria ao seu auxílio.
Temos que nos sentir desafiados por esse exemplo de vida que nosso Mestre nos deixou. Nossas atitudes precisam refletir também esse amor pelas pessoas. Não nos importando apenas com o social, mas com o homem todo. Anulando nossos interesses pessoais em prol do benefício do outro. Parece ser tão difícil viver isso, mas devemos começar com simples demonstrações de serviço, estas totalmente regadas com o amor de Cristo derramado em nosso coração através de seu precioso Espírito Santo.

No amor de Cristo,
Rafael Lira.