quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MARTA OU MARIA-ESCOLHA A BOA PARTE! “... Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”
(Jesus Cristo, Evangelho segundo Lucas 10: 41-42)
Jesus chegou a um povoado juntamente com seus discípulos, nessa ocasião certa mulher de nome Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Mestre ouvindo a palavra do mesmo. Aquela, por sua vez, estava ocupada com muito serviço e perguntou a Ele se não se importava com o fato dela estar fazendo tudo sozinha enquanto a irmã permanecia ali acomodada. Já sabemos qual a resposta do Messias. Ele afirmou que Maria havia escolhido a melhor parte.
Marta é um retrato do ativismo em que se encontra a sociedade atual, e isso infelizmente tem feito parte da vida dos cristãos também. Quantas vezes não ouvimos o termo “ativismo religioso” em diversas pregações? Temos sido vítimas desse mal que tanto nos impede de pararmos para estar com Deus assim como Maria. Certamente a intenção daquela em fazer e servir não era errada, ela apenas não compreendeu que o momento em que se encontrava não era para tal, não priorizou o que deveria ser o principal: estar com Jesus e desfrutar de Sua presença. Já esta, sabia bem o que era verdadeiramente fundamental.
Não que o fazer seja errado, de maneira alguma! Não foi esse o ensinamento de Jesus. Aquele que não faz se torna inútil e infrutífero. O importante é sabermos o que deve ser prioritário. Vejamos o contexto em que essa história se desenvolve: O Mestre, tão desejado por muitos, estava na casa de Marta e esta não estava mensurando o quão maravilhoso era aquilo. O Messias não entrava em muitas casas pelo fato de sempre estar acompanhado de grandes multidões. Mas certamente aquela era uma ocasião especial, e ele fez questão de ir a casa dela. Talvez o serviço que esta estava fazendo era para o próprio Cristo, cozinhando algo para que ele comesse. Infelizmente ela não escolheu desfrutar da comunhão.
O serviço para Deus é tão importante quanto o relacionar-se com Ele. Porém, aquele é uma conseqüência deste. Vemos isso na vida dos discípulos: o Mestre os chama, os ensina, caminha com eles e por último quando estava prestes a voltar para a sua morada celestial os ordena a irem e fazerem outros discípulos. Estes não foram comissionados antes de andaram com Jesus e o conhecerem pessoalmente. O Messias esta nos ensinando que devemos antes de fazermos, estarmos. É preciso estar com Deus para depois fazer algo para Ele.
Maria estava querendo ser amiga de Jesus, conhecê-lo e ouvi-lo. Marta estava agindo apenas como uma serva, fazendo algo para Ele. Jesus não quer que sejamos apenas seus servos, mas que sejamos seus amigos. Ele quer se revelar a nós em secreto, deseja nos mostrar coisas grandes e ocultas que não sabemos. Porém, para isso é preciso que deixemos o ativismo e o muito fazer de lado. Temos que escolher a boa parte assim como aquela mulher. E desfrutarmos da doce e maravilhosa presença do Salvador, ouvindo o que Ele tem para compartilhar conosco.
No amor de Cristo,
Rafael Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar seus pensamentos e idéias e eu sou livre para concordar ou não com elas de maneira que não te agrida e nem te onfenda.Isso é um direito de todos,isso é um direito humano!